I CIRCULAR DO III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO: SUJEITOS DE GÊNERO, ESCRITOS E OUTRAS LINGUAGENS

 

 

Período: 5 a 7 de outubro de 2016

Estrutura do evento:

  •  Conferências

  • Mesas Redondas

  • Mesa Plenárias

  • Simpósios

  • Pôster

  • Sessões de comunicações livres

  • Minicursos/Workshop

  • Lancamentos de livros

  • Exposições

REALIZAÇÃO:

NELG - Núcleo de Literatura e Gênero

NELIPI - Núcleo de Estudos Literários Piauiense

Mestrado Acadêmico em Letras / UESPI

LOCAL: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – TERESINA – PIAUÍ – BRASIL

INFRMAÇÕES E NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS DE  MESAS REDONDAS E SIMPÓSIOS

Poderão propor mesas redondas e simpósios doutores ligados a grupo de pesquisa ou de trabalho relacionados aos eixos temáticos do evento.

 

EIXOS TEMATICOS:

 

  1. LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DE AUTORIA FEMININA

  2. LITERATURA PORTUGUESA DE AUTORIA FEMININA

  3. LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E ETNIA

  4. DISCURSO DE GÊNERO NAS LITERATURAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

  5. LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA DE AUTORIA FEMININA

  6. A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NA LITERATURA DE AUTORIA FEMININA

  7. A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NA LITERATURA DE AUTORIA MASCULINA

  8. A SEXUALIDADE FEMININA COMO TEMÁTICA NAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

  9. GÊNERO, SEXUALIDADES E A CRÍTICA LITERÁRIA

  10. A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA NO BRASIL DOS SÉCULOS XIX / XX E XXI

  11. A IMAGEM FEMININA EM LITERATURAS EUROPEIAS

  12. GÊNERO E ETNIA NAS LITERATURAS SUL-AMERICANAS

  13. FALAS DE GÊNERO NAS RELAÇÕES DE ENSINO E LITERATURA

  14.  GÊNERO E LITERATURA NO DISCUSO PUBLICITÁRIO

  15. CORPO E SEXUALIDADE NA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

  16. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E RELAÇÕES DE GÊNERO

  17. LITERATURA E IMPRENSA FEMININAS

  18. GÊNERO, LITERATURA, CORPO E SEXUALIDADE

  19. MULHER E LITERATURA NO CONTEXTO PÓS-COLONIAL

  20. IMAGENS DISCURSIVAS DO CORPO NA LITERATURA E OUTRAS ARTES

  21. LITERATURA QUEER E AS RELAÇÕES DE GÊNERO

  22. A CRÍTICA FEMINISTA NA LITERATURA 

  23. RELAÇÕES DE GÊNERO NA LITERATURA DO MUNDO ANTIGO

  24. LITERATURA, ESPAÇO E MEMORIAS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO

 

 DAS MESAS REDONDAS:

 

  • A mesa deverá ser composta por 4 (quatro) Doutores (incluindo o proponente).

  • A proposta deverá conter entre 150 (cento e cinquenta) e 300 (trezentas) palavras, além de palavras-chave.

  • O proponente deverá enviar o resumo da comunicação de cada participante, contendo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, além das palavras-chave.

  • As mesas redondas, cujos proponentes tiverem vínculo institucional distinto entre si, terão prioridade no aceite.

  • O proponente desempenhará a função de coordenador da mesa redonda e receberá certificado por esta atuação.

 

A FICHA DE PROPOSTA DE MESAS REDONDAS estará disponível, a partir de05/03/2016 na página do evento (icilg.uespi.br). Deverá ser encaminhada, em arquivo anexo, devidamente preenchida, no formato .doc para o icilg.uespi@gmail.com até 15/05/2016. A Comissão Organizadora enviará carta de aceite aos coordenadores das mesas selecionados até o dia 20 de maio de 2016. Os coordenadores e membros das mesas  não pagarão inscrição no referido evento.

 DOS SIMPÓSIOS:

Os Simpósios deverão ser organizados e coordenados por dois professores doutores de instituições diferentes.

A FICHA DE PROPOSTA DE SIMPÓSIO estará disponível, a partir de 29/02/2016 na página do evento (icilg.uespi.br). Cada Simpósio poderá ser coordenado por dois professores doutores de instituições diferentes. As propostas de Simpósio deverão ser enviadas à Comissão, através do site citado acima, no período de 29/02/2016 a 12/06/2016. A Comissão Organizadora enviará carta de aceite aos coordenadores dos Simpósios selecionados até o dia 24 de junho de 2016. Os coordenadores do simpósio não pagarão inscrição no referido evento.

O período de inscrição de trabalhos nos simpósios será de 28/03/2016 a 30/05/2016.

OBSERVAÇÃO: Cada participante poderá inscrever até dois trabalhos (autoria individual e coautoria). Cada autor ou coautor deverá estar devidamente inscrito no evento e presente durante a apresentação do trabalho.

Os coordenadores de Simpósios terão até o dia 14 de junho de 2016 para analisar as propostas de comunicações recebidas e para apresentar a composição final dos seus Simpósios.

Será de competência e responsabilidade dos coordenadores dos Simpósios a avaliação e a seleção dos resumos (no mínimo 10 e, no máximo, 20 participantes), bem como a seleção e a avaliação dos trabalhos completos submetidos à publicação em forma de Anais.

Os Simpósios que não receberem o número mínimo de inscrições até a data prevista no cronograma serão cancelados, e os resumos a eles submetidos poderão ser remanejados, a critério da Comissão, para outros Simpósios que abranjam temática similar indicada por seu autor. A avaliação dos resumos submetidos será realizada exclusivamente pelos coordenadores do Simpósio e somente por meio da página do evento. A relação dos trabalhos de cada Simpósio será divulgada no site do evento até 30/06/2016. Os trabalhos considerados excedentes/não selecionados durante a avaliação dos coordenadores de Simpósios, mediante a reavaliação da Comissão Organizadora do evento, poderão ser remanejados para outro Simpósio afim ou recusados, conforme os critérios de seleção da Comissão.

Alunos de graduação não poderão se inscrever em Simpósios, podendo, portanto, inscrever para apresentação de Pôster. Contudo, alunos que desenvolvem ou desenvolveram projetos de iniciação científica poderão apresentar com uma proposta de trabalho na Sessão de Comunicação, conforme o aval do seu orientador.

 

 

 

COMITÊ CIENTÍFICO DO EVENTO

O Comitê Científico será constituído pelos membros da Comissão Organizadora do evento e pelos coordenadores dos Simpósios.

 

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS

 

•       A Comissão publicará os trabalhos apresentados nos Simpósios em forma de Anais no prazo aproximado de três meses após o evento.

•       Os participantes que desejarem ter seus textos publicados terão prazo de sete dias após o término do evento para enviar o arquivo com o trabalho.

•       O coordenador do simpósio poderá sugerir alterações no texto e, em um prazo final de trinta dias após o término do evento, os textos deverão estar finalizados.

•       Os trabalhos dos alunos de graduação serão publicados na forma de resumos expandidos (4 páginas).

 

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DOS SIMPÓSIOS (SOMENTE PARA COORDENADORES)

O resumo de proposta de Simpósio deverá conter:

a) Título.

b) Nome dos coordenadores, titulação, instituição de origem, CPF.

c) Resumo com 3000 a 4000 caracteres (com espaços).

d) Palavras-chave: 4 (quatro).

 

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES PARA OS SIMPÓSIOS

O resumo de proposta de comunicação para os Simpósios deverá conter:

a) Título.

b) Nome do (s) autor(es), instituição de origem, CPF.

c) Resumo com 1000 a 1700 caracteres (com espaços).

d) Palavras-chave: 4 (quatro).

Observação: alunos de graduação não poderão inscrever comunicações nos Simpósios.

 

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARTICIPANTES DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (SESSÕES DE COMUNICAÇÕES)

 

O resumo de proposta de comunicação para as Sessões de Comunicações deverá conter:

a) Título;

b) Nome do (s) autor(es), instituição de origem, CPF;

c) Resumo com 1000 a 1700 caracteres (com espaços);

d) Palavras-chave: 4 (quatro)

Observação: alunos de graduação não poderão inscrever comunicações nos Simpósios.

 

NORMAS DE ELABORAÇÃO DE RESUMOS DOS PÔSTERES, ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARTICIPANTES DE PROJETOS DE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA (SESSÕES DE COMUNICAÇÕES)

 

 Poderão se inscrever, como expositores de pôster, alunos/as regularmente matriculados/as na graduação e graduados/as.

Cada trabalho poderá ter até 2 (dois) autores e o/a orientador/a. Na submissão do resumo, deve constar o nome do/a professor/a orientador/a ou responsável (Não é obrigatória a inscrição, no evento, de professor/a orientador/a ou responsável).

Os resumos deverão ser enviados para comissão cienífica do evento no endereço da página (icilg.uespi.br).

 

 O resumo deverá conter os itens:

Título;

800 caracteres, incluindo palavras-chave e espaços simples;

4 (quatro) palavras-chave;

•       Cada autor/a poderá inscrever apenas um trabalho;

•       Caso o trabalho seja aceito, o pôster deverá, obrigatoriamente, ser fixado e retirado pelo/a participante no dia e local definidos, sendo de responsabilidade do/a expositor/a. Verificar estas informações na página do evento;

•       Os pôsteres não devem ser enviados e afixados por terceiros/as. É fundamental a presença do/a autor/a expositor/a durante a apresentação de seu pôster para a comissão; O certificado de apresentação de pôster será entregue somente mediante a presença do/a autor/a;

  

VALORES PARA PAGAMENTOS  

•       Alunos da pós-graduação sem trabalho = R$ 80,00

•       Alunos da pós-graduação com trabalho = R$ 120,00

•       Alunos de graduação com trabalho =  R$  60,00

•       Alunos de graduação sem trabalho = R$  50,00

•       Demais participantes sem trabalhos = R$ 60,00

•       Demais participantes com trabalhos = R$ 120,00

    OBS: Qualquer categoria de inscrição com  minicurso, acrescentar R$ 40,00.

Profa. Dra. Algemira de Macêdo Mendes

Coordenadora